Nesse fim de semana estivemos de retiro, nosso primeiro retiro como vocacionados (DVH 2008), foi uma grande alegria para todos nós, principamente por nos sentir tão juntos - um só.
Não é apenas uma experiência "para vê se vai dá certo", é nosso SIM dado com amor, a um carisma que nos chama a uma radicalidade, em ser resgatador de almas, de ir em busca do meu irmão que necessita de mim, de minha ajuda, mas que eu preciso está disposto largar minha comodidade e abraçar a cruz de Cristo.
O carisma de nossa comunidade é "...amor por excêlencia", e por mais dificil que isso pareça, Jesus nos deu de presente, o que faremos? Devolveremos?
Os sofrimentos da comunidade estão entre a alegria dessa comunhão e dessa amizade com Jesus, e a alegria de dar a vida pelos outros. Essa é a missão. Se algumas pessoas se unem para viver juntas e se amar é porque sentem que têm uma missão, que foram chamadas juntas por Deus e que têm algo a transmitir para os outros; uma comunidade é diferente de um grupo de militantes que lutam por uma causa; estes buscam mudanças exteriores, enquanto que aqueles querem uma revolução interior; a missão consiste em ser fonte de vida para o outro, dar-lhes uma nova esperança, um novo sentido para suas vidas; assim se caracteriza uma vocação, é o chamamento de Deus que se concretiza na resposta do homem.
Antes que eu te formasse dentro do seio de tua mãe,
Antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei.
Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi,
Irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!
Tenho que gritar, tenho que arriscar,
Ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
Se tua voz arde em meu peito?
Tenho que andar, tenho que lutar,
Ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
Se tua voz arde em meu peito?
Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei,
Não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei.
Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar,
Para edificar, destruirás e plantarás!
Deixa a tua casa, porque a terra gritando está.
Nada tragas contigo, pois a teu lado estarei;
É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.
Não é fácil, mas quem disse que seria?
"Você quer estar com Deus até o fim? Quer se abandonar no amor de Deus até o fim? Quer ser fiel até o fim mesmo sem entender? Portanto não questione! Seja obediente, tenha vontade de servir, caminhe sem medo de errar!"
Se hoje você não faz parte dessa vocação, mas participa da comunidade, você também faz parte desse carisma!!!
"...queremos viver a radicalidade do nosso carisma Hallel com toda a nossa vida e de todo coração através desta vocação e do serviço que prestamos a essa Obra".Clenir Viana - Fundadora da Comunidade Hallel